Empresas Familiares. Futuro e impactos nos negócios

Pesquisa da PwC feita com 2.801 participantes, de 87 países (com 282 entrevistas realizadas no Brasil), traz percepções sobre o futuro das companhias, relação entre as gerações e impactos nos negócios.

Entre os dados apresentados, destacam-se os níveis de confiança, transparência e comunicação, considerados bastante elevados entre as empresas familiares brasileiras.

Apenas 51%, porém, afirmam que há alinhamento da família na direção da empresa. Além disso, assim como entendem a importância da tecnologia, há evidências claras entre as empresas familiares brasileiras de que ter os valores da família na forma escrita se correlaciona fortemente com o sucesso e outros atributos positivos (incluindo boa comunicação, alinhamento familiar e transparência).

Nesse sentido, 24% dos respondentes brasileiros afirmam ter um plano de sucessão em vigor robusto, documentado e comunicado. Entre as entrevistas internacionais, esse número é de 30%.

Proteção do Negócio

No Brasil, o estudo da PwC indica que 23% das empresas familiares estão se concentrando em proteger seu negócio principal, garantindo que sobreviva a essa fase.

Em um prazo mais longo, 80% das empresas familiares brasileiras querem proteger o negócio como o bem mais importante da família, semelhante às respostas de empresas no exterior.

· 282 empresas brasileiras pesquisadas.

· 78% esperam crescer em 2021, enquanto 85% têm a mesma expectativa para 2022.

· 60% têm como prioridade expansão para novos mercados e segmentos de clientes nos próximosdois anos.

A pesquisa sugere que as empresas familiares estão resistindo à pandemia relativamente bem.

Menos da metade dos participantes no mundo (46%) espera que as vendas caiam, mesmo com a pandemia, e os entrevistados se declaram otimistas em relação à capacidade de seus negócios de resistir e continuar a crescer em 2021 e 2022.

(Fonte: estudo “Family Business Survey 2021”, da PwC, empresa global de consultoria e auditoria)

Créditos: Artesania Comunicação Jurídica

Artesania Comunicação Jurídica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.